Curso: Guitarra

 

I - OBJETIVO DO CURSO: Criar condições para que o aluno utilize o conhecimento aprendindo para execução e aplicação dentro do repertório popular e em qualquer estilo como: Jazz, Música Brasileira, Blues, Rock, Fusion, bossa nova, no seu instrumento.

 

Pré-Requisito: Nenhum

Modulo 1

  • Técnica: estrutura do instrumento
  • posições para leitura e digitação
  • localização das notas no instrumento e na pauta
  • Acordes do Campo Harmônico Maior
  • Improvisação I
  • Campo Harmônico Maior
  • Digitações da escala Maior
  • exercícios em arpejos
  • Ritmos Americanos: Funk e Rock.
  • uso do metrônomo

Estudos: estudos simples poderão ser sugeridos dependendo do nível e evolução dos alunos.

Repertório: Blues Menor e Maior (12 compassos) , temas simples de bossa nova, temas simples de jazz.

Modulo 2

  • Técnica: Ritmos Brasileiros: Afoxé, Bossa Nova, Samba, Baião e Chorinho
  • Modos Gregos e digitações
  • Acordes do Campo Harmônico Maior em Drop 2
  • Ritmos Americanos: Swing com Walking Bass.
  • Exercícios de dinâmica na digitação
  • Improvisação II
  • Exercícios para palhetada.
  • Estudos em 3/4
  • Pentatônicas digitações básicas

Estudos: estudos simples New Book e/ou do livro Bach Sonatas e Partitas For The Violin.

Repertório: 4 standards simples: a escolher do New Real Book, autores sugeridos: Cole Porter, Tom Jobim, Gilberto Gil, Chico Buarque, Charlie Parquer
Solo: Transcrição de solo simples (mínimo 30 compassos)

Modulo 3

  • Técnica: Campo Harmônico Menor Melódico
  • Digitações da escala Menor Melódica
  • Arpejos da escala Menor Melódica
  • Uso da Menor Melódica na Improvisação
  • Exercícios para improvisação
  • Modos da escala Menor Melódica
  • Escalas Pentatônicas e aplicações..

Estudos: três estudos a escolher New Book e/ou do livro Bach Sonatas e Partitas For The Violin.

Repertório: standards: 3 peças simples do New Real Book, autores sugeridos: Cole Porter, Tom Jobim, ou Chico Buarque.

Solo: Transcrição de solo simples (mínimo 48 compassos), Miles Davis, Wes Montgomery, Jim Hall, Django Reinhartd ou Charlie Christian.

Modulo 4

  • Técnica: estudo e composição de frases melódicas para improvisação
  • estudo de sobreposição harmônica
  • análise harmônica de standards do repertório brasileiro
  • escala menor harmônica e modos

Estudos: três estudos a escolher dentre os do Charlie Parker Omnibook, New Book e/ou do livro Bach Sonatas e Partitas For The Violin.

Repertório: standards: 3 peças do New Real Book, autores sugeridos: Steve Swallow, Charlie Parker, Ray Noble, Tadd Dameron, Edu Lobo e John Coltrane.
Solo: Transcrição de solo (mínimo 48 compassos), Wayne Shorter, JJ Johnson e/ou Pat Metheny.

Modulo 5

  • Técnica: Iniciação na métrica ímpar
  • Análise harmônica de standards do Jazz Moderno
  • Escalas simétricas e aplicações

Estudos: três estudos a escolher dentre os do Charlie Parker Omnibook e New Book.

Repertório: standards: 3 peças do New Real Book, Joe Henderson, Chick Corea, Ivan Lins, Edu Lobo e John Coltrane.
2 - solo: Transcrição de solo (mínimo 52 compassos), Chick Corea, John Coltrane e/ou Pat Metheny.

Modulo 6

  • Técnica: Harmonia em bloco: “Chord Melody”
  • “dimensões do beat”, tocar atrás, na frente e no centro do tempo.
  • Sistema Tritônico
  • escalas tritônicas e tetratônicas

Estudos: 3 estudos de Nelson Faria

Repertório: standards: 3 peças do New Real Book
Solo: Transcrição de solos inteiros: Arturo Sandoval, Vitor Assis Brasil, Steve Coleman.

Performan-se: Aulas demonstrativas onde o grupo tocará exercícios ou apresentará os temas ou as peças sugeridas para as devidas correções e comentários realizados pelo professor .

Aulas expositivas: onde serão abordados diversos aspectos musicais aplicada à guitarra, exposição de vídeos para analise do grupo.

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.

IMVAP- Rua: Benjamin Constant, 10 São Benedito - Guaratingetá-SP