Curso: Guitarra
I - OBJETIVO DO CURSO: Criar condições para que o aluno utilize o conhecimento aprendindo para execução e aplicação dentro do repertório popular e em qualquer estilo como: Jazz, Música Brasileira, Blues, Rock, Fusion, bossa nova, no seu instrumento.
Pré-Requisito: Nenhum
Modulo 1
- Técnica: estrutura do instrumento
- posições para leitura e digitação
- localização das notas no instrumento e na pauta
- Acordes do Campo Harmônico Maior
- Improvisação I
- Campo Harmônico Maior
- Digitações da escala Maior
- exercícios em arpejos
- Ritmos Americanos: Funk e Rock.
- uso do metrônomo
Estudos: estudos simples poderão ser sugeridos dependendo do nível e evolução dos alunos.
Repertório: Blues Menor e Maior (12 compassos) , temas simples de bossa nova, temas simples de jazz.
Modulo 2
- Técnica: Ritmos Brasileiros: Afoxé, Bossa Nova, Samba, Baião e Chorinho
- Modos Gregos e digitações
- Acordes do Campo Harmônico Maior em Drop 2
- Ritmos Americanos: Swing com Walking Bass.
- Exercícios de dinâmica na digitação
- Improvisação II
- Exercícios para palhetada.
- Estudos em 3/4
- Pentatônicas digitações básicas
Estudos: estudos simples New Book e/ou do livro Bach Sonatas e Partitas For The Violin.
Repertório: 4 standards simples: a escolher do New Real Book, autores sugeridos: Cole Porter, Tom Jobim, Gilberto Gil, Chico Buarque, Charlie Parquer
Solo: Transcrição de solo simples (mínimo 30 compassos)
Modulo 3
- Técnica: Campo Harmônico Menor Melódico
- Digitações da escala Menor Melódica
- Arpejos da escala Menor Melódica
- Uso da Menor Melódica na Improvisação
- Exercícios para improvisação
- Modos da escala Menor Melódica
- Escalas Pentatônicas e aplicações..
Estudos: três estudos a escolher New Book e/ou do livro Bach Sonatas e Partitas For The Violin.
Repertório: standards: 3 peças simples do New Real Book, autores sugeridos: Cole Porter, Tom Jobim, ou Chico Buarque.
Solo: Transcrição de solo simples (mínimo 48 compassos), Miles Davis, Wes Montgomery, Jim Hall, Django Reinhartd ou Charlie Christian.
Modulo 4
- Técnica: estudo e composição de frases melódicas para improvisação
- estudo de sobreposição harmônica
- análise harmônica de standards do repertório brasileiro
- escala menor harmônica e modos
Estudos: três estudos a escolher dentre os do Charlie Parker Omnibook, New Book e/ou do livro Bach Sonatas e Partitas For The Violin.
Repertório: standards: 3 peças do New Real Book, autores sugeridos: Steve Swallow, Charlie Parker, Ray Noble, Tadd Dameron, Edu Lobo e John Coltrane.
Solo: Transcrição de solo (mínimo 48 compassos), Wayne Shorter, JJ Johnson e/ou Pat Metheny.
Modulo 5
- Técnica: Iniciação na métrica ímpar
- Análise harmônica de standards do Jazz Moderno
- Escalas simétricas e aplicações
Estudos: três estudos a escolher dentre os do Charlie Parker Omnibook e New Book.
Repertório: standards: 3 peças do New Real Book, Joe Henderson, Chick Corea, Ivan Lins, Edu Lobo e John Coltrane.
2 - solo: Transcrição de solo (mínimo 52 compassos), Chick Corea, John Coltrane e/ou Pat Metheny.
Modulo 6
- Técnica: Harmonia em bloco: “Chord Melody”
- “dimensões do beat”, tocar atrás, na frente e no centro do tempo.
- Sistema Tritônico
- escalas tritônicas e tetratônicas
Estudos: 3 estudos de Nelson Faria
Repertório: standards: 3 peças do New Real Book
Solo: Transcrição de solos inteiros: Arturo Sandoval, Vitor Assis Brasil, Steve Coleman.
Performan-se: Aulas demonstrativas onde o grupo tocará exercícios ou apresentará os temas ou as peças sugeridas para as devidas correções e comentários realizados pelo professor .
Aulas expositivas: onde serão abordados diversos aspectos musicais aplicada à guitarra, exposição de vídeos para analise do grupo.